SISTEMA PONTEIRO

Monitoramento de sinais de VOR, Localizer, Glide Path e Marker Beacon com transceptor leve o suficiente para embarcar em Drones.

A partir de agora, inspeções em vôo de auxílios à navegação e pouso do tipo VOR e ILS poderão ser realizadas com economia significativa de recursos. A Proteqsen desenvolveu um sistema de monitoramento de sinais aeronáuticos com transceptor leve o suficiente para embarcar aeronaves remotamente pilotadas (RPAs), ou drones. Pesando apenas 200 gramas, o transceptor do Sistema Ponteiro apresenta dimensões conforme o modelo ao lado.

Hoje em dia, para realizar inspeções, aeronaves do tipo laboratório devem primeiro voar de suas bases até a localidade do auxílio à navegação, o que é crítico, especialmente em países com dimensões continentais. Em seguida, várias horas de voo devem ser investidas para verificação, correção e calibração do auxílio. Não raramente, problemas relacionados à disponibilidade de aeronaves potencializam os custos envolvidos, como ilustrado na figura ao lado.

A arquitetura moderna do Sistema Ponteiro possibilita troca de sinais criptografados em tempo real. Os dados são disponibilizados não apenas para a equipe inspetora e para a equipe de manutenção do auxílio, mas também para autoridades certificadoras, que podem acompanhar remotamente o procedimento de manutenção ou inspeção em andamento.

    

A plataforma de operação é demonstrada ao lado. Nela, o VOR de Florianópolis (FLN) informa radial 123.49º, em concordância com a radial obtida através das informações de um GPS embarcado no VOR/ILS-PES. O erro calculado, de 0.00º nesse caso, é mostrado de forma explícita para o operador. Os níveis de modulação FM 30 Hz, AM 30 Hz e AM 9960 Hz também são demonstrados em tempo real, assim como o espectro de frequências dos sinais recebidos. Este último possibilita a verificação fácil de sinais que poderiam estar interferindo no sinal da estação de VOR.

O Ponteiro cumpre os requisitos descritos no DOC 8071 da ICAO no que tange à precisão dos equipamentos aferidores na manutenção e inspeção de auxílios à radionavegação.

  • Facebook

©2020 • Proteqsen